Tratamento para dor no Joelho

Tratamentos

Sentindo Dor No Joelho? Não Se Desespere!

É bastante comum sentir desconforto nessa região, mas pode ser difícil saber a causa exata da dor. As lesões podem ocorrer em ligamentos, cartilagem, tendão e até mesmo no osso. A melhor maneira de identificar o problema é consultando um médico especializado.

 

De acordo com a ortopedista Dra. Ana Paula Simões, assistente do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo, as lesões e dores no joelho geralmente aparecem gradualmente, com sintomas cada vez mais fortes, principalmente durante atividades em subida ou descida. Elas só podem ser súbitas quando há um trauma ou queda.

 

Causas de Dor no Joelho

 

Entre as causas da dor no joelho estão desequilíbrio muscular, falta de alongamento, impacto excessivo, sobrecarga, aumento repentino na intensidade do treino, erros posturais, doenças reumatológicas e deformidades ortopédicas. Segundo a Dra. Ana Paula Simões, a dor está associada ao tempo prolongado de atividades e à velocidade das mesmas.

 

Um corredor que passou por essa situação foi Natan de Souza, que sofreu uma lesão em julho e só conseguiu voltar a praticar atividades físicas em dezembro. Ele descreveu a sensação de uma “furadeira entrando na lateral do joelho”, principalmente em descidas. Natan estava treinando em excesso, descansando pouco e com uma alimentação desbalanceada. Ele teve medo de não poder correr novamente.

 

Prevenção de Dor no Joelho

 

Para prevenir a dor no joelho, é importante alongar antes e depois de cada treino ou prova, fazer musculação para fortalecer os músculos, corrigir vícios e postura, treinar corretamente sem exageros e usar um tênis adequado para cada tipo de pisada.

 

Tratamento para Dor no Joelho

 

Na maioria das vezes, as lesões não são graves a ponto de necessitar de tratamento cirúrgico, mas podem ser desconfortáveis e afastar o atleta de seus treinos. O tratamento recomendado é consultar um ortopedista, fazer alongamento, aplicar gelo e descansar. A volta às atividades deve ser gradual e com acompanhamento médico.





Quer saber mais? Agendar uma avaliação? Entre em contato conosco.